terça-feira, 5 de julho de 2011

A Encarnação.



A idéia de encarnar pode ser tratada simplesmente conforme a palavra sugere, como seja: o que não é carne vir a ser.
Encarnação, verbo que exprime uma ação, uma atitude de vir a ser o que não era. Um sujeito torna-se carne através de uma ação que o estabelece.
O relato da bíblia sobre a encarnação descreve a declaração de João sobre o fato de Deus - espírito- ter-se tornado carne, matéria...e habitado entre nós, também carne e matéria.
Essa encarnação (de alguém que veio de algum lugar, dimensão ou estado imaterial ) assume toda a corporeidade de uma dimensão física e suas consequências imediatas. Essa idéia de encarnar traz na própria atitude a responsabilidade de o encarnado assumir a sua vida dentro de uma realidade que se historifica nas atitudes que vier exercer e sofrer. Não dá para escapar da dimensão do corpo, que sofre a limitação do espaço/tempo e suas dores.

Pois bem, Jesus (o Espírito-Deus) que se tornou humano e habita a nossa carne em todo o seu estado físico e limitado é o exemplo mais exato do que é ser responsável por sua condição. Não foge das responsabilidades imediatas, não espiritualiza dores concretas, não fala nem age como se fosse de uma dimensão na qual a matéria não comunga; isto porque a sua pregação é formada por palavras e idéias forjadas do contexto no qual vive e existe.Ele fala de pão, pedra, roupa e comida, enfim de tudo o que não é estranho ao dia a dia do ser humano. Ele era um ser humano. Alguém duvida?


Agora quando a reflexão passa para a vida de seus seguidores é que a batata assa. Por quê?

Porque nós vivemos mais no mundo da lua do que no mundo da terra, somos mais lunáticos (sem conotação com doença psíquica) do que terráqueos.

Damos de ombro para com as responsabilidades sociais mais imediatas do nosso contexto com discursos evasivos de que nossa pátria se encontra em outro lugar que não aqui, mas comemos o pão daqui e aqui juntamos os nossos tesouros. A espiritualização de nossas respostas tem a força de nos eximir da responsabilidade de tentar melhorar o que está ruim.

Não vamos mudar o mundo (sistema) nem salvar o planeta (ambiente físico aonde roda esse sistema) mas podemos fazer concretamente alguma coisa pra ajudar o que já está sem assistência à muito tempo.


O que fazer?


Faça o que der sem ficar reclamando do governo, do clima, do tempo que é curto, das pessoas que não ligam, ou seja lá do que for, pois a encarnação, ou seja, do espírito tornado carne, solapa a fuga do contexto.


No mínimo faça por sua família o que precisa ser feito. Você começou uma família, agora assuma isso e faça o que for melhor. Não somos chamados para alcançar a perfeição mas a excelência sim!

Jesus se encarnou na nossa família, na nossa história, prá viver sua vida junto da nossa, sem exigir nada mas dispensando à nós tudo o que for necessário

prá se viver uma vida intensamente humana e encarnada. Ele não nos ilude dizendo que está tudo bem, mas diz que viver é se afligir num contexto de negação, é ser e saber-se limitado; e quando não souber o que fazer simplesmente abrace - isso não é plágio do Skank!

Então a idéia de encarnar é isso, fazer com que seus pensamentos não fiquem na região do Éter, mas se transformem em carne, se historifique como atitudes concretas de tentar fazer alguma coisa que dá prá fazer.

Abra um livro, faça um curso, estude, leia busque ser melhor do que é,  saiba sobre tudo o que puder, faça tudo o que souber, mas faça, se der.
Deixe o céu que Deus cuida melhor do que você pensa; tem muita coisa prá arrumar aqui em baixo. Jesus desceu aqui porque é aquí que a coisa pega.
Deixa de ser monje a assuma a sua inteira humanidade fora do mosteiro pois Deus habita em você, e faz tempo! 

O além trará a sua realidade no seu estabelecimento.
Quanto a você, viva na terra, por enquanto!
E tendo Deus tornado carne por você, habitando em tua tenda a cada dia, seja percebido na tua história de vida.

Seja espiritual, mas nem tanto, a ponto de flutuar acima das questões puramente humanas.
Nem santo demais a ponto julgar profano tudo que não cabe na sua religiosidade e assim perder a chance de perceber que os céus e a terra estão cheios da Sua glória.
Deus sacralizou todas coisas e lugares até aonde Sua presença atinge, até aonde seu conhecimento sabe e até aonde sua força pode.
Ele é e ponto.E é por você e em você.
Isso é pouco? então vá e viva intensamente sua vida humana na terra com tudo que isso implica.
O céu pode esperar!

 Adilson Mendes de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Agradecemos por ler nosso blog.
Deixe seu comentário!