segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pai Nosso x Pão Nosso.



Assistindo uma palestra do grande teólogo Leonardo Boff, me chamou atenção quando ele tocou na dupla referência que o Pai Nosso faz a nosso cotidiano. Primeiro, quando falamos do"PAI NOSSO", celebramos o aspecto comunitário, a festa que deveríamos fazer toda ceia porque temos um pai que enviou seu filho por nós. E o PÃO NOSSO é aspecto social, onde devemos entender que esse "pão nosso" tem sido conquistado com esforço por muitos seres humanos.

Falamos do PAI NOSSO como uma oração paternalista e não como o reconhecimento da paternidade de Deus. A nossa forma de ver o "Pai nosso" é infantilizada e infantiliza os crentes. Torna-nos egoístas com relação ao anúncio do Evangelho como se Deus fosse só nosso, como se Deus fosse crente.

Já o PÃO NOSSO, não tem como fugir, o "pão nosso" é o pão de quem tem fome, o pão de quem trabalha sol a sol e ainda assim é carente de comida. Compartilhar o pão nosso é muito importante. todos deveriam ter acesso a esse "PÃO NOSSO", porque ele nos é dado graciosamente pelo "PAI NOSSO".

Deveríamos nos conscientizar que os homens e mulheres que não tem conhecimento de Deus ainda, a quem as boas novas ainda não alcançaram graças a nossa omissão, são pessoas que precisam enxergar Deus a partir desses dois aspectos. A comunhão do pão, matar a fome de quem precisa e o compartilhar do Pai, para mostrar a eles que Deus não é só Pai dos crentes, mas Pai de quem aceitar essa paternidade sem paternalismo.


E no mais, tudo na mais santa paz! 



0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Agradecemos por ler nosso blog.
Deixe seu comentário!