segunda-feira, 26 de março de 2012

Aliança e Fidelidade

Marcos 14:24 - Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos.
A palavra aliança é muito conhecida na bíblia e aparece 299 vezes entre o velho e novo testamento. No novo testamento ela vem do grego “diatheke” que é traduzido por aliança ou por testamento. A idéia da aliança é conhecida. O velho testamento retrata a aliança que Deus fez com seu povo através da Lei e o novo testamento retrata a aliança que Deus fez com pessoas individualmente através de Jesus Cristo. Falamos que aliança simboliza acordo, tratado, contrato, união entre duas partes. O que em geral não falamos é que aliança na verdade é apenas a casca, a exterioridade, a parte de fora. Aliança é a maneira de materializarmos sentimentos, convicções, e se observarmos de um modo geral, a aliança é a maneira de materializarmos a fidelidade que temos para com Deus e que ele tem para conosco. (No casamento quando decido colocar uma aliança eu estou dizendo que faço um compromisso de fidelidade).
A aliança é a casca: a fidelidade é a essência.

A aliança só existe quando há fidelidade a Deus. Por isso que não podemos resumir nossa aliança com Deus através apenas de exterioridade: discursos, serviços ou atividade. A aliança é ter uma vida santa diante de Deus.
O PRINCÍPIO DE UMA ALIANÇA COM DEUS
Deus constituiu uma aliança porque através dela queria transformar um povo.
I Pedro 2:9 - “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”.
A aliança que Deus faz é para nos transformar em povo de Deus, raça eleita por Deus, nação santa. Deus quer fazer uma aliança contigo para te abençoar.
A ALIANÇA SIGNIFICA QUE NÓS PODEMOS CONTAR SEMPRE COM DEUS
Mt 28:20b - E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Esta esperança é consolação para os tempos difíceis e resistência contra a adversidade. Ter uma aliança significa estar seguro e poder contar sempre com Deus. 
A ALIANÇA IMPLICA EM RELACIONAMENTO COM O SENHOR
             A Bíblia diz que Noé andava com Deus, isto é, ele se relacionava com Deus.  Gn.6:9 -“Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus”.
A confiança e o relacionamento produzem isso: andar junto. Amós diz isso: Amós 3:3 “Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo”? Acordo é pacto, e pacto é aliança.
Quando se anda em aliança a vida é extremamente abençoada. Se o estabelecer alianças de fidelidade traz bênção, o contrário disso também será verdade. Quebra de aliança produz maldição. Há muita gente que anda de um lado para o outro pedindo e não recebendo, e se esquece que um dia quebrou uma aliança de fidelidade.
Quando se é fiel a Deus, se poderá ser também fiel a todo mundo.
Quando se é infiel a Deus, nenhuma aliança em nossa vida estará mais segura.
A ALIANÇA COM DEUS EXIGE FIDELIDADE 
Deus nos promete abençoar, nos plantar na terra em prosperidade, nos salvar, mas Ele exige a nossa fidelidade total. E essa fidelidade a Deus passa pela fidelidade nos dízimos e ofertas, passa pela nossa vida espiritual sem contaminação com idolatria, feitiçaria, prostituição etc., passa pela manutenção de um coração puro, de uma alma curada. Quando nos aliançamos com Deus, Ele nos planta numa igreja onde espera que sejamos frutíferos, fiéis aos pastores e líderes, fiéis nos relacionamentos com os irmãos. Na sociedade, Deus espera que sejamos fiéis nos contratos, na palavra dada etc. Na família, Deus espera que sejamos fiéis no cuidado e criação dos filhos, na manutenção do casamento, etc. (I Cor 4:2 - Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.).
CONCLUSÃO: A vida cristã é uma chamada à fidelidade! Deus espera que seus filhos sejam fiéis, assim como Ele é fiel (2 Timóteo 2:13  se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.)! Deus faz a Sua parte em sua aliança. E nós? Fomos exortados a voltarmos para Deus, escutarmos sua voz, obedecermos. (Hebreus 3:15  Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.)
O que Deus espera de nós? O que faremos em relação a sua aliança?
Em Êxodo 19:8 vimos a resposta que o povo deu a Deus:
“Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo.”
Que haja hoje em seu coração a vontade e decisão de obedecer a Deus e assim cumprir a sua aliança.


Pra. Vanúbia Oliveira
Serve em Buriti Alegre - GO

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Agradecemos por ler nosso blog.
Deixe seu comentário!