quinta-feira, 31 de maio de 2012

Vivendo em Santidade



Nosso texto base de hoje, Efésios 5: 1, diz: “Portanto sejam imitadores de Cristo...”
Imitar alguém é tentar ser o mais parecido possível com essa pessoa. Seja nas ações, na maneira de pensar e de falar, etc.
Nós podemos explicar isso melhor usando um exemplo bem comum. Quando crianças, todos nós já quisemos imitar alguém, seja o pai, a mãe, um parente ou amigo que admirávamos muito. E é aí que começa tudo: na admiração. Ninguém imita uma pessoa que não admira, certo?

Então, o primeiro passo para a santidade é admirar, amar, honrar, temer e adorar a pessoa de Cristo. Ele como Deus, se tornou homem, e a vida DELE aqui na terra nos mostra que é possível ser santo em meio a esse mundo conturbado.
Jesus passou por tudo que nós também passamos. Embora tenha vivido a 2000 anos atrás, Ele era 100% homem. Trabalhou pesado, passou por luto (chorou por Lázaro), por tentações (Mateus 4) e por muitas outras situações ruins, mas Ele foi santo o tempo todo e nunca pecou, pelo contrário, morreu pelos nossos pecados e para isso suportou dores que nós nem podemos imaginar. Como não admirar a Cristo? Como pode alguém conhecer esse amor e não querer adorá-lo e imitá-lo, não para sua própria honra, mas para a Glória DELE e por amor a ELE?




segundo passo é o sacrifício (versículo 2).
Uma frase que o Rodolfo Abrantes disse no programa “Altas Horas”, pra mim é a melhor forma de entender isso. Ele disse: “Se o jeito dEle me amar foi dando a Sua vida por mim, eu dou a minha vida pra Ele.”
Jesus passou por castigos e provações físicas até a sua morte por amor a nós. Porque então nós nos esquecemos dEle e de seu sacrifício por coisas tão banais e insignificantes? A nossa carne é que deve ser sacrificada agora. Por amor à Cristo e por nossa santificação também.
Deus disse lá em Levítico 11: 45 para sermos santos porque Ele é Santo.
Mas que sacrifício é esse que devemos fazer?
Bom, nós devemos em primeiro lugar ter temor a Deus e devemos sacrificar as nossas vontades e nossos desejos, porque nossa natureza é pecaminosa e o pecado não é concreto de cara, ele começa lá no interior, bem “inofensivo”, lá nos nossos pensamentos. (Romanos 6:12)
Mas como vencer nossas vontades? Como nos lavar, nos purificar diariamente e nos fortalecer na santificação?




Aí temos o terceiro passo: ter um relacionamento profundo com Deus.
Nós vimos lá no primeiro passo que devemos imitar a Ele, não é mesmo? Mas como vamos imitar alguém que não conhecemos?
Oséias 6:3 diz: “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo...”
É possível ter um relacionamento verdadeiro com alguém que não conversamos? Se você não lê a Palavra e não ora, como vai desenvolver um relacionamento com Deus?




quarto e último passo é lembrar que nosso corpo é o Templo do Espírito Santo. (I Coríntios 6:19-20)
(II Coríntios 7:1)
Vamos ver da seguinte forma: Se você soubesse que Jesus Cristo morasse em uma casa, que Ele construiu com suas próprias mãos e com todo o Seu amor, você pixaria ela ou a destruiria por simples prazer ou vontade? Você ficaria chocado se alguém fizesse isso?
Pois várias e várias vezes nós já fizemos isso. Pecamos contra nosso corpo, que é a morada do Senhor, e fizemos isso sem temor nenhum, simplesmente para satisfazer uma vontade ou um desejo passageiro. Isso entristece o coração de Deus. Imagine só a responsabilidade que é entristecer o Senhor dos Senhores, o Deus eterno, criador dos céus e da Terra, Onipotente, Onipresente e Onisciente.

Que nós tenhamos temor e tremor ao pensar nisso. Que nós possamos refletir nossos atos, pensar duas vezes antes de falar ou fazer algo. Que possamos ser santos e irrepreensíveis perante Ele (Efésios 1:4), para que, quando Ele vier para buscar os seus, nós estejamos preparados e santificados para nosso encontro com Ele.
Romanos 14:12 nos diz que vamos prestar contas individualmente à Deus no dia do Julgamento Final. Como você está se preparando para este dia? #PenseNisso


Letícia Sally

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Agradecemos por ler nosso blog.
Deixe seu comentário!