quinta-feira, 31 de maio de 2012

Vivendo como um Cristão


TEMA: A DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE O CRISTÃO E O NÃO-CRISTÃO

1ªPe 1:22
“Vendo que purificastes as vossas almas em obedecer à verdade pelo Espírito em amor não fingido dos irmãos, vede que vos ameis uns aos outros fervorosamente com um coração puro.”

AMOR VERDADEIRO
       Pedro segue dizendo, “em amor não fingido dos irmãos”. Tudo isso nos leva a quê?
       Aquela palavra, “não fingido”, é uma palavra interessante. Uma sociedade não regenerada finge seu amor mais que tudo. Políticos fingem seu amor, eles beijarão seu bebê e até mesmo beijarão a sua mão. Eles sorriem, visitam, giram à volta, fazem ruidosas paradas, brandem a bandeira, citam Lincoln, e tudo para conseguir seu voto. Eles o amam tanto. Quando fazem seus discursos, referem-se a você com melosa afeição porque você tem o poder soberano para colocar um “X” antes dos nomes deles na cédula eleitoral.
       Muitas vezes penso em quantas dessas lúgubres lágrimas vertidas pelo pobre, explorado e oprimido, são lágrimas de crocodilo, porque os líderes convocam as pessoas, gritam com elas, fazem delas pessoas tolas e as tratam como marionetes enquanto passeiam à volta em seus Cadillacs novinhos em folha.
       Sindicatos são coisas boas, se são cuidadosamente conduzidos. Sempre acreditei nisso. Também acredito que podem se tornar maldição quando nas mãos de homens que somente alardeiam amar o público, mas, na realidade amam seu livro de bolso e seu próprio poderio.
       E há o vendedor. Um vendedor vem a sua porta após descobrir seu nome na porta vizinha, e é “Sr. Jones, que bom vê-lo!” Ele descobriu na porta da vizinha quem você é e inquiriu acerca de sua família. “Jim ainda não voltou do trabalho?” ele pergunta, mas somente porque quer vender algo a você. O mundo não regenerado finge seu amor para sua maioria, exceto para seu minúsculo círculo. Mas o espírito implanta em nós o real amor. Amor não fingido dos irmãos, e o amor de um Cristão não é um amor fingido.  
      Lembro-me de anos atrás visitar uma igreja. Apenas sentei ao fundo e olhei diretamente à frente, esperando pelo início do culto. Logo o Pr acercou-se de mim e me bajulou. Você teria pensado que eu era o irmão gêmeo desaparecido há tempos de Eisenhower. Ele não sabia quem eu era. Ele disse, “Estou tão contente que tenha decidido nos ver”. Eu tinha apenas ido à igreja. Eu não aceitei aquilo; era um pouco demais. Quando você me ama muito fico preocupado com você. Ame mim o suficiente e está tudo bem. Não me ame e eu vou orar por você. Quando começa a ser amor de bajulação é amor fingido.
       O Espírito Santo nos dá o amor que é real.  O amor real não está sempre bajulando seu objeto. O amor real algumas vezes repreende. O livro mais marcante do Novo Testamento é a primeira epístola de João. O apóstolo do amor também poderia exercitar o remo vigorosamente mais que qualquer outro apóstolo. Mas o amável João podia corrigir, quando necessário. A Escritura diz, “Por que o SENHOR repreende ao que ama, assim como o Pai, ao filho a quem quer bem”. (Pv 3:12).
       “Vede agora que vos ameis uns aos outros” (1ªPe 1:22). Obviamente, este amor não é uma planta selvagem que crescerá por si mesma. Está ali, no coração, por um plantio divino, mas é preciso ser cultivado.
       A planta Dente-de-leão vai crescer sem cultivo, mas o amor deve ser cultivado. O coração humano deve ser cultivado; devemos trabalhar nele. Devemos orar, buscar a Palavra, obedecer, crer e humilhar a nós mesmos, abrir nossa mente para a entrada do Espírito Santo, então conseguiremos cultivar e ver que nos amamos uns aos outros.
      Como? “Com um coração puro”.Nenhum outro tipo de coração pode amar puramente, ele não pode ser egoísta. Um amor não egoísta não explora seu objeto e não pede nada em retorno. Isso é tão sublime que o mundo moderno sabe pouco ou nada a respeito. Mas ele está fora de um coração puro.
      Este amor verdadeiro é para ser demonstrado “fervorosamente”. Deus odeia tudo o que é pela metade. Ele detesta pessoas de mente dividida: “Vós sois de mente dividida”, Ele diz. Uma mente dividida é metade de um jeito e metade de outro. Um homem de animo dobre é inconstante todos os seus caminhos “(Tg 1:8). Deus detesta a mente dividida e diz”, Aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa “(v.6 e 7). Há alguns tipos de mente. Fique confortável com um modo de pensar, mas deixe que seja um todo. Não deixe que se torne uma mente dividida, porque é isso que uma mente dobre é”.
       Fora do país, algumas pessoas eram chamadas de Cristãos Domingueiros. A religião deles era somente um passatempo no domingo. As pessoas se cutucavam zombando deles e diziam que eles penduravam sua religião junto com seu terno novo no guarda-roupa quando chegavam em casa, no domingo à noite, e não o vestiam novamente até a próxima manhã de domingo. Aquilo era ser mente dividida. Deus detesta toda duplicidade mental porque não é o real. Ele disse que nós nos amássemos fervorosamente com um coração puro. Fervoroso amor, amor inflamado, ardente amor. Deus diz, “Efraim não se mistura com os povos; Efraim é um bolo que não foi virado”. (Os 7:8).
       Fui criado comendo bolinhos de trigo serrano, e sei bem o que é um bolo cozido pela metade. Ele é completamente cozido somente de um lado. O Senhor abomina coisas cozidas pela metade. Ele o quer cozido por inteiro.
       Então Pedro fala sobre ser morno. É uma garrafa metade cheia de algo, ou metade vazia? É água morna, metade morna ou metade fria? É um meio Cristão, meio pecador e meio cristão? Eu não sei, mas eu sei isto: Deus varrerá a coisa toda junta. Ele não terá nada a fazer com aquele material. Ele disse para sermos cheios com a metade da plenitude do Espírito?Nunca. Para Deus dizer algo como aquilo, Ele não seria Deus. Cheios da plenitude de Deus, Ele disse, não metade da plenitude. Deus não tem nada a fazer com coisas meio cheias. Ele nos dá um dia inteiro, não um dia pela metade; Ele nos dá uma personalidade inteira, não meia personalidade; uma mente inteira, não uma mente pela metade; uma salvação inteira, não uma meia salvação. E Ele espera que nosso amor seja um amor inteiro, fervoroso e não metade frio. “Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Ap 3:16).
        Pense sobre isso. Cuide para que você tenha purificado sua alma ao crer na verdade através do Espírito para uma coisa, o amor dos irmãos. Cuide dele para que seja efetivo, e você realmente ame ao outro fervorosamente com um coração puro.


BIBLIOGRAFIA: VIVENDO COMO UM CRISTÃO
A.W. TOZER (1897 – 1963)
EDITORA MOTIVAR

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Agradecemos por ler nosso blog.
Deixe seu comentário!