quarta-feira, 30 de maio de 2012

Porque estou esfriando espiritualmente?



Existem duas causas básicas para se esfriar espiritualmente:
1) O amor a esta vida mais que a Deus.
2) Decepção com a igreja e com pessoas.
Vamos analisando em partes, estas duas principais causas. O interessante é que por mais que sua fé seja questionada pela ciência, por documentários em canais abertos e fechados, pois mais que se tente provar que algo que você acredita não tem base cientifica, ou não existe; não é esta a razão mais forte que leva as pessoas a se distanciarem de Deus.
Não é a teologia em si, nem o ateísmo que mais afastam as pessoas (estes estão ligados mais a razão humana). O que afastam as pessoas de Deus é o fator emocional, o sentimento de desvalor, a decepção com o semelhante, com a organização, principalmente, as expectativas que se coloca neles: simples seres humanos. Ou o amor a esta vida.


1) O amor a esta vida: No sermão do monte, Jesus já nos chama a atenção a um fato primordial no cristianismo: amar a Deus sobre todas as coisas: “ninguém pode servir a dois senhores”; “buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça”. Quando você se entrega tem que mergulhar profundo, tem que se entregar sem reserva.
É muito difícil ser apenas meio cristão, meio “filho”. A vida com Deus é determinante, é exclusiva, não depende do modismo e nem da tendência da estação. Não há caminho de volta, meu amigo, uma vez marcado por Deus torna-se um péssimo negócio voltar a atrás. Amar este mundo e seus prazeres desenfreados – não estou querendo aqui ser um paladino da justiça de Deus, um advogado da vida santa – pode até ser bom durante um período curto, mas é raso e desprovido de prazer real.
O fato é que você vai ter que escolher uma das duas existências: ou segue com você mesmo na direção e escuta a si próprio e tenha sua própria ética; ou segue com Deus, em Sua direção e escuta Espírito e Seus pareceres sobre sua ética.
Pode parecer ser o melhor nós andarmos por nós mesmo, pode até ser por um tempo, mas escute, você vai voltar, você vai ver o vazio de existir sem a Presença de Deus, do existir sem propósito, do existir no nada, sem nada e para nada. Volta… Ele é a graça encarnada, o perdão que elimina a culpa e restaura a paz. Somente existe uma maneira de você afastar-se para sempre de Deus: se eliminar para sempre o arrependimento do seu coração.
Enquanto existir uma pequena chama em você, Ele estará à porta do seu coração, queira voltar, a graça jamais te lançará fora.


2) Nós decepcionamos com a igreja quando lemos o evangelho e vemos este vazio entre a prática de Jesus e a prática igreja. Decepção com lideranças, organizações, nos ataca por dentro, leva-nos à descrença. Mas porque acontece isto? Porque nós colocamos nossa fé nas mãos humanas.
Na palavra de Deus não há promessa de organização perfeita, de igreja perfeita. O dia que ela existir, ao entrar você nela, ela deixa imediatamente de ser, porque você entrou. Coloque seu amor no Cristo. Veja Ele, ame-O, não deixe ninguém roubar seu coração, não entregue ele a ninguém, a não ser ao Espírito.
Todos nós passamos dias chateados com os defeitos humanos no reino de Deus, com disputas de poder, com as teologias enfáticas em aspectos menos relevantes. Se gostaríamos de ver o amor reinando, porque não começar de nós. Comece por você mesmo diferenciando o Cristo da prática de Sua igreja. Deixe que Ele mesmo cuide da igreja, Vejo algumas pessoas pregando sobre a Nova Reforma, mas vejo também, que dando a elas poder, elas caem nos mesmos erros que ela combatia.
Então, guarde seu coração e não o dê aquele que é humano. Deixe permanecer a paz do Cristo, vai com seus próprios pés na jornada com Cristo. Plante sua fé em terras boas, semeie sua semente em campos floridos, coloque sua mão no arado, semeie a graça, o amor. Nosso coração é o lugar mais importante de nossas vidas. Os ladrões de corações estão pertos para semear em você a amargura, o medo.
Estão pertos para te tirar do foco que Deus te colocou. Não os deixe roubar-lhe, a sua fé está em algo muito mais acima que o humano, não dependa do humano para crer. Feche seus olhos para a amargura, para as decepções com homens. Plante as sementes da esperança em seu coração.
Coloque o propósito acima de você mesmo, assim você será um reformador. Será um semeador a semear a sua semente no solo dos sonhos de Deus, você não será como aquela que caiu a beira do caminho, ou a outra entre as pedras e a última que não produziu entre os espinhos. Olhos fitos no propósito e o coração em Deus. Siga.
Na paz do verbo,
“ser como o vento que não se sabe para onde vem nem para onde vai, mas ter em si o propósito de trazer a chuva e o frescor na face do outro”. 

Pr. Silvério Peres 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Agradecemos por ler nosso blog.
Deixe seu comentário!